terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PLANO DE ENSINO PARA JARDIM II PERÍODO INTEGRAL


MODELO DE PLANO ANUAL - JARDIM II


PLANO DE ENSINO Turma: Jardim II ( PERÍODO INTEGRAL

PESSOAL, ESTE É MAIS UM MODELO DE PLANO ANUAL QUE PEGUEI NA NET NO BLOG http://jardimdatiadani.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-16T08:43:00-08:00&max-results=20. O PLANO FOI FEITO POR DUAS PROFESSORAS ( Andreia Dedeana) E ESTÁ MUITO BOM E ELAS UTILIZARAM OS CONHECIMENTOS DO RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) MUITO BEM. ENTÃO, APROVEITEM.

PLANO DE ENSINO - JARDIM II - INTEGRAL
Áreas de conhecimento

- Conhecimento Lingüístico:

• . Linguagem oral

• . Linguagem escrita

-Artes:

• Expressão plástica

• Expressão corporal

• Música

- Matemática

- Conhecimento de Mundo:

• . Ciências naturais

• . Ciências sociais

Objetivos:

- Conhecimento Lingüístico:

• Saber usar a língua como veículo de comunicação;

• Perceber a diferença entre palavra falada e escrita, iniciando-se a sistematização da alfabetização;

• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;

• Expandir a capacidade de criação;

• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas qual seu uso se faça necessário;

• Reconhecer, ler e escrever o alfabeto;

• Desenvolver a habilidade de utilização de meios naturais de comunicação: linguagem, visão, audição, tato;

• Desenvolver atitudes de cooperação e iniciativa;

• Desenvolver destrezas e habilidade de acordo com as possibilidades individuais;

• Desenvolver a habilidade de expressar as vivências emocionais;

• Desenvolver a coordenação motora;

• Desenvolver a criatividade;

• Adquirir habilidades e soluções próprias através do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, etc.

- Estratégias:
• Roda da conversa;

• Utilização de crachá;

• Alfabeto móvel;

• Confecção de cartazes;

• Atividades mimiografadas;

• Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.

• Jogos diversos (bingo de letras, quebra-cabeça letra/desenho, etc.);

• Leitura compartilhada;

• Proporcionar exercícios de atitudes de cortesia (bom dia, com licença, por favor, obrigado, desculpe-me, etc);

• Pesquisa, recorte e colagem.


Objetivos:
- Matemática:
• Preparar a criança para a vida, desenvolvendo seu raciocínio lógico e rápido, resolvendo pequenos desafios do dia a dia e descobrindo o mundo que a cerca através de novas experiências;

• Reconhecer a importância dos números em situações do cotidiano;

• Reconhecer e escrever numerais, relacionando-os a sua quantidade;

• Utilizar corretamente o vocabulário matemático (perto/longe, dentro/fora, maior/menor, mais/menos, etc).


Estratégias:

• Exploração do calendário;

• Bingo de números e quantidades;

• Uso de material concreto para contagem;

• Atividades mimiografadas;

• Jogos diversos;

• Brincadeiras;

• Pesquisas, recorte e colagem.


Objetivos:


- Artes:


• Produzir trabalhos utilizando a linguagem artística, o cuidado e respeito pelo processo de criação pessoal e coletiva;

• Organizar e cuidar dos materiais utilizados bem como do ambiente de produção;

• Apreciar o próprio trabalho e o dos colegas;

• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;

• Conhecer e ordenar seus movimentos;


Estratégias:


• Propiciar atividades plásticas, que utilizem materiais diversificados, criando um ambiente de uso coletivo e organização dos materiais, assim como de apreciação dos próprios trabalhos e dos colegas;

• Ouvir as músicas para apreciação;

• Cantar vivenciando os movimentos da música;

• Desenvolver atividades que explorem o corpo e suas capacidades.


Objetivos:


- Conhecimento de Mundo:


• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural;

• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;

• Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.


Estratégias:

• Roda da conversa;

• Confecção de cartazes;

• Atividades mimiografadas;

• Atividades que envolvam a observação;

• Levantamento dos conhecimentos prévios;

• Uso de músicas e filmes sobre o tema;

• Pesquisas, recortes e colagens.


Projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo:


1. Artes:


• 1º semestre – Tarsila do Amaral.

• 2º semestre – Romero Brito.


2. Eca:


• Mês de outubro.


3. Movpaz:

• Todo o ano letivo.


Fevereiro
Tema: Identidade – Família – Valores

Justificativa:

Pretendemos que a criança se conheça e se adapte a escola e a vida social, desenvolvendo atitudes de polidez, respeito e compreenda a necessidade de cooperação de todos os membros da família e da escola entre si.


Objetivos: específicos:

• Levar os alunos a identificar o corpo humano como um todo e as partes que o compõem desenvolvendo hábitos de higiene;

• Levar a criança a identificar as pessoas da família e valorizá-la;

• Levar a criança a demonstrar cortesia e urbanidade no trato com os outros.


Conteúdo:


Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• histórias;

• Interações através da linguagem;

• descrição de cenas em família;

• conversa sobre o respeito ao próximo, direitos e deveres.


. Linguagem escrita:

• desenho da criança, familiares.

• reconhecimento e escrita do nome;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.


. Expressão plástica:

• massa de modelar;

• giz de cera;

• quebra-cabeça e colagem do corpo humano;

• recorte com a mão e tesoura;

• uso correto da cola;

• colagem de papel picado.


. Expressão corporal e musical:

• movimento do corpo com uso de música;

• brincadeiras sobre valores;

• músicas envolvendo o nome das crianças.


Matemática:

• número de irmãos;

• relações de parentesco;

• seriação (tamanho, idade);

• classificação (objetos de uso da família);

• exploração de conhecimento do corpo;

• noções de grandeza: maior/menor, grosso/fino, alto/baixo;

• noções de tempo (calendário - dia da semana, mês, ano);

• simbolização (tempo: ensolarado, nublado, chuvoso);

• figura geométrica (quadrado);

• cores primárias;

• seriação dos familiares: mais velho, mais novo.


Conhecimento de Mundo:

. Ciências naturais:

• ser humano;

• conhecimento das etapas da vida;

• conhecimento das partes do corpo;

• exploração dos órgãos dos sentidos;

• necessidades do homem (água, alimento, ar);

• higiene do corpo.


Ciências naturais:

• conhecimento das verduras, legumes, frutas;

• como consumi-los;

• como são preparados;

• características dos diferentes instrumentos de trabalho (forma, tamanho, material, etc).


. Ciências sociais:

• os produtos que usamos em casa (alimentos, higiene, etc):

• quem produz;

• onde vende.

• trabalho dos alunos (tarefas, brincadeiras);

• as diferentes profissões;

• qual a função social de algumas profissões (as pesquisadas pelos alunos);

• ser generoso (Projeto Movpaz).


Junho/2009
Tema: Festa Junina - zona urbana- zona rural


Justificativa:

Fazer com que as crianças compreendam a importância da interdependência entre o ambiente urbano e rural e a origem folclórica da Festa Junina.


Objetivos: específicos;

• Levar as crianças a conhecerem os usos e costumes das Festas juninas;

• Levar os alunos a perceberem que a zona urbana depende da zona rural e vice e versa.


Conteúdo:

Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• músicas típicas;

• lendas;

• origem da quadrilha;

• fogos de artifício, balão, bombinha;

• instrumentos usados nas festas (sanfona, violão, etc);

• a origem da festa junina (folclore).


. Linguagem escrita:

• pesquisa de comidas típicas;

• convites;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.


. Expressão plástica:

• recorte/colagem; confeccionar caipirinhas (roupas, chapéu).

• quebra cabeça;

• construção de dobraduras juninas;

• cores (bandeirinhas, balão, fichas, etc);

• confecção de bandeirinhas.


. Expressão corporal e musical:

• danças juninas;

• movimentar-se ao ritmo de músicas lentas ou cantadas;

• cantar músicas folclóricas com gestos.


Matemática:

• quantidades (pesquisa das preferências da classe: comidas),

doces, etc);

• estabelecer agrupamentos de acordo com critérios: doce/ salgado;

• sequenciação de formatos de bandeirinhas.


. Ciências naturais:

• alimentos da festa junina (curau, pipoca, pé de moleque, etc);

• como é o sítio;

• como é a cidade.


. Ciências sociais:

• a importância do trabalho agrícola;

• a interdependência da zona urbana e rural;

• ouvir para compreender (Projeto Movpaz).


Julho/2009
Tema: Revisão dos conteúdos anteriores


Justificativa:

Retomar os conteúdos fixando que a harmonia, partilha, respeito e educação devem ser usados tanto no convívio escolar como o social.


Objetivos: específicos:

• Levar a criança a perceber que deve viver com educação, respeito e saber partilhar não somente seus bens, mais também a troca de conhecimentos, experiências, etc.


Conteúdo:


Conhecimento Lingüístico:

. Linguagem oral:

• ampliação do vocabulário;

• conversas sobre os trabalhos;

• histórias.


. Linguagem escrita:

• escrita de palavras significativas;

• desenhos de histórias;

• desenho livre.


. Expressão plástica:

• recorte/colagem;

• trabalho com massinha (livre);

• pintura (livre);

• cores (mistura de cores já trabalhadas).


. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras diversas – pular corda, amarelinha, morto - vivo, passa anel, etc;

• localizar a direção do som.


Matemática:

• números (referente aos conteúdos já trabalhados);

• jogos.


.Conhecimento natural:

• alimentos;

• higiene.


. Conhecimento social:

• trabalho na nossa escola – arrumar a sala, cuidar para conservação da escola, cuidar do material da sala.


Agosto/2009
Tema: Aniversário de Piracicaba – Folclore – Dia dos Pais – Água


Justificativa:

Iniciar o conhecimento da sua cidade partindo do seu próprio meio (lar), mostrando seus pontos turísticos e manifestações folclóricas.

Valorizar e respeitar o pai.


Objetivos: específicos:

• Levar os alunos a perceberem que o folclore se manifesta em todos os dias de aula durante o ano;

• Levar os alunos a valorizarem a figura paterna;

• Levar os alunos a conhecerem a história de Piracicaba, seu rio e conhecer seus pontos turísticos preservando-os;


Conteúdo;


Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral;

• músicas típicas (Piracicaba – Folclore);

• histórias;

• lendas;

• pesquisa e música para o Papai.


. Linguagem escrita:

• construção de livro com os pontos turísticos de Piracicaba;

• desenho (Piracicaba – folclore);

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.


. Expressão plástica:

• dobraduras;

• pintura – lembrança para o Papai;

• modelagem;

• desenho dos pontos turísticos de Piracicaba.


. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras folclóricas;

• executar movimentos simples de braços imitando o professor;

• músicas populares e comemorativas.


Matemática:

• localização no tempo e sequenciação: antes/depois, ontem/hoje, etc;

• nossa cidade ontem e hoje.


.Conhecimento natural:

• Rio Piracicaba – água;

• importância da água no meio ambiente;

• peixes;

• lixo.


. Conhecimento social:

• Rio Piracicaba – ontem e hoje;

• como o homem utilizou o rio no passado e no presente;

• importância da água na vida das pessoas;

• como preservar o rio;

• promover um consumo responsável (Projeto Movpaz).


Setembro/2009
Tema: Primavera – Dia da árvore - Estações do ano


Justificativa:

Que as crianças através da observação da natureza percebam que as leis naturais não dependem totalmente da ação do homem e que devemos nos vestir de acordo com as condições do tempo.


Objetivos: específicos:

• Levar as crianças a saberem identificar as estações do ano e definir qual a roupa e alimento adequado a cada estação.


Conteúdo:


Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:

• música;

• histórias;

• pesquisa.


. Linguagem escrita:

• desenho;

• produção de álbuns;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

• colagem de galhos;

• confecção de dobraduras;

• pintura com esponja.


. Expressão corporal e musical:

• dramatização das estações do ano;

• escutar músicas clássicas.


Matemática:

• noções de números (trabalho com diferentes, quantidade);

• classificação (folhas, sementes);

• percepção da forma como atributo dos objetos;

• seqüências (trabalhar com sementes);

• comparação de quantidades;

• seqüências (montar cenas em seqüências lógicas - amanhecer, meio dia, entardecer, noite).


.Conhecimento natural:

• clima (em cada estação);

• dia e noite;

• partes da planta;

• plantio de uma semente (observar seu nascimento, regar, cuidar).


. Conhecimento social:

• as roupas de cada estação (como eram as roupas usadas pelas pessoas no início da nossa cidade);

• redescobrir a solidariedade (Projeto Movpaz).


Outubro/2009
Tema: Criança – animais

Justificativa:

Recordar com as crianças as antigas brincadeiras e da posse responsável.


Objetivos: específicos:

• Levar os alunos a perceberem que os animais são seres vivos;

• Levar os alunos a recordarem antigas brincadeiras.


Conteúdo:


Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral.

• músicas diversas;

• histórias;

• conversas interativas;

• ampliação de vocabulário.


. Linguagem escrita:

• desenho (montagem de cartaz);

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas.


. Expressão plástica:

• montagem (quebra-cabeça, palhaço, cartaz, semáforo, etc);

• construção (brinquedos);

• pintura com giz molhado;

• dobraduras de animais.


. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras (bola, corda, amarelinha, etc);

• representação (teatro, música).


Matemática:

• seqüências (figuras geométricas, brincadeiras);

• seqüências de palavras (Amarelo, Bola, Criança. Dado, etc).




.Conhecimento natural:


• a criança (ECA - cuidado com a alimentação, higiene, saúde);
• cuidados com os animais-posse responsável;
• características de animais.



. Conhecimento social:
• a criança (ECA - direitos e deveres);
• animais na vida do homem (trabalho, alimentação);
• preservação dos animais (animais em extinção);
• rejeitar a violência (Projeto Movpaz)








Novembro/2009
Tema: – Diversidade Cultural (Dia da Consciência Negra)- Trânsito



Justificativa:


Valorizar todas as pessoas mostrando-lhes a sua forma de vida, alimentação, trabalho, música e dança,enfatizando o respeito à diversidade e mostrar a importância da obediência dos sinais de trânsito para a segurança.


.

Objetivos: específicos:

• Levar as crianças a respeitar e aceitar a diversidade;

• Levar os alunos a reconhecerem os sinas de trânsito.


Conteúdo:


Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:

• histórias;

• conversas interativas;

• ampliação de vocabulário.


. Linguagem escrita:

• produção de álbuns;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;

• desenho.


. Expressão plástica:

• pinturas;

• montagem (semáforo);

• construção com sucata (carrinho, caminhão, etc);

• massa de modelar;

• Construção de painel sobre diversidade cultural.


. Expressão corporal e musical:

• brincadeiras;

• dramatização (sinais de trânsito);

• participação de jogos cantados.


Matemática:

• correspondência (pelo uso, forma, cor, tamanho, etc);

• noções de direção e sentido: para frente/para trás; para direita/para esquerda, para cima/para baixo, no mesmo sentido/em sentidos contrários, meia volta/ uma volta (de forma lúdica);

• idéia de quantidade;

• idéia de juntar e tirar quantidades.


.Conhecimento natural:

• importância da boa convivência com pessoas diferentes;

• a poluição (ônibus, carro, trem, etc).


. Conhecimento social:

• as ruas, avenidas, pistas (utilização);

• reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais em relação à etnia e cultura;

• respeitar e entender as diferenças (Projeto Movpaz).


Dezembro/2009
Tema: Natal (paz, amor, respeito).


Justificativa:

Despertar na criança todos os valores trabalhados durante o ano inserindo o verdadeiro significado do Natal.


Objetivos: específicos:

• Conhecer o verdadeiro significado do Natal.


Conteúdo:


Conhecimento Lingüístico:
. Linguagem oral:

• músicas natalinas e hino;

• histórias;

• conversas.


. Linguagem escrita:

• desenho (cartão);

• produção de livros;

• reconhecer, ler e escrever letras do alfabeto contextualizadas;


. Expressão plástica:

• confecção de cartões;

• pinturas;

• montagem de árvore de natal;

• dobraduras;

• construção de painel com tema Movpaz.


. Expressão corporal e musical:

• dança;

• representação;

• brincadeiras.


Matemática:

• seqüências numéricas (bolas coloridas);

• cores (enfeites).


.Conhecimento natural;

• alimentação (festa natalina);

• calor – cuidado com nosso corpo – água, alimentação leve.


. Conhecimento social:

• reunião familiar: respeito, amor, paz, alegria, etc;

• costumes da sociedade: troca de presentes, amigo secreto.


OBS1: As letras e numerais serão trabalhados no decorrer do ano contextualizado com o conteúdo desenvolvido.

OBS2: O planejamento é flexível.


AVALIAÇÃO


Objetivos:
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos e dispondo dos principais elementos relativos as informações pode-se planejar, direcionar e redirecionar nosso trabalho cotidiano.
Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir, comparar ou julgar, mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo, estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se.
É necessário que a avaliação seja capaz de trazer elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho.
Sendo assim, todos são objeto e sujeito da avaliação: professor equipe de orientação, supervisão e direção, funcionários da secretaria, cozinha, crianças, pais, pois todos constroem conhecimentos encontrando dúvidas e dificuldades, fazendo progressos e reestruturando suas formas de ação buscando alcançar os objetivos traçados.

FONTE: http://jardimdatiadani.blogspot.com

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