terça-feira, 3 de janeiro de 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II 6 MESES A 1 ANO E MEIO



BERÇÁRIO I e BERÇÁRIO II (6 MESES A 1 ANO E MEIO)










LINGUAGEM ORAL E ESCRITA



1


Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.



2


Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.



3


Narrar trechos de histórias utilizando recursos expressivos próprios/ sugerido somente para o B II



4


Acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas.



5


Expressar-se corporalmente, emitindo sonorizações, vocalizando com o apoio do professor.



6


Reconhecer e recitar parlendas e outros textos/ sugerido somente para o B II



7


Organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.



8


Participar de situações coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa.



9


Expressar-se oralmente com ajuda do professor.



10


Expressar seus desejos, sentimentos por meio de gestos e balbucios.



11


Organizar oralmente as etapas de uma instrução, como seguir uma receita ou regras.






CONHECIMENTO MATEMÁTICO



12


Envolver os números em diferentes usos e funções.



13


Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.



14


Comparar quantidades com a ajuda do professor.



15


Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.



16


Recitar a série numérica oralmente.



17


Noções de direção e posição, brincadeiras com o corpo.





Aprender a deslocar-se ou deslocar objetos no espaço.





Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.





Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.





Manipular objetos variados de várias maneiras.

















NATUREZA E SOCIEDADE



18  


Explorar texturas e algumas propriedades simples dos materiais como, por exemplo, a temperatura e consistência.



19


Iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais, auditivas, gustativas e olfativas.



20


Observar reações de causa e efeito se for estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem.



21


Reconhecer a si pelo próprio nome, assim como seus pais e amigos e os diferentes adultos que têm contato direto na escola.









LINGUAGEM MUSICAL



22


Perceber os sons do ambiente e a reagir a sons e músicas.



23


Reconhecer suas músicas preferidas acompanhando- as por meio de movimento corporal.



24


Produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando, objetos sonoros e instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo e a voz.



25


Explorar as qualidades sonoras (intensidade,duração, timbre,altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem reconhecê-las convencionalmente.



26


Explorar as possibilidades expressivas da própria voz.









MOVIMENTO



27


Imitar os gestos, movimentos e expressões das outras, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor.



28


Utilizar recursos expressivos da voz( entonações) e da expressão corporal.



29


Vestir fantasias, adereços e máscaras, usar algum tipo de maquiagem e brincar de ser coisas diferentes, utilizando elementos da linguagem teatral.



30


Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação de objetos.









EXPERIÊNCIAS DE EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM CORPORAL



31


Explorar com progressiva autonomia, presteza e confiança os diferentes desafios oferecidos pelo espaço para além do berço



32


Manipular e explorar diferentes objetos, utilizando-se dos movimentos básicos tais como: pegar, largar, etc.



33


Explorar desafios maiores oferecidos por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos.



34


Explorar e manipular objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.).



35


Familializar-se com a própria imagem corporal.



36


Discriminar o que se refere ás sensações e percepções.



37


Imitar diferentes expressões faciais.



38


Participar de brincadeiras e danças.



39


Movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de diferentes gêneros.



40


Interagir com um número diversificado de parceiros.



41


Imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações.









DESENHO – ARTES VISUAIS



42


Observar outras crianças desenhando e marcar suportes com suas garatujas básicas.



43


Utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.



44


Explorar diversas possibilidades de traçar garatujas.









ESPACIALIDADES



45


Explorar as relações de peso, tamanho, volume e direção das formas tridimensionais.



46


Explorar espaços bidimensionais e tridimensionais utilizando materiais e ferramentas diferentes e construir conhecimentos sobre o equilíbrio das formas, pesos e tamanhos dos diferentes objetos que compõem seus primeiros jogos.



47


Explorar suficientemente o espaço de seu entorno e movimentar-se nele autonomia e independência.









A EXPERIÊNCIA DA COR



48


Observar as transformações das cores nas misturas de composições não tóxicas, mais especificamente sucos, mingaus, gelatinas, etc.



49


Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc.



50


Usar diferentes materiais e ferramentas na exploração de objetos e fenômenos que envolvam a ocorrência das cores.



51


Explorar massas de cor e alterar sua aparência ou sensação tátil.









A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE VISUAL



52


Observar e explorar os ambientes internos e externos de seu entorno onde podem ter acesso a diferentes manifestações no campo visual.



53


No contato com um ambiente visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.



54


Apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo.









EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE



55


Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.



56


Interagir com outras pessoas em situações variadas.



57


Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.



58


Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.



59


Valorizar sobre a importância do outro.



60


Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer e higiene.



CUIDAR DE SI



61


Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.



62


Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.



63


Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.



64


Executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar- se.



65


Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.



66


Valorizar o contato com a natureza



67


Reconhecer situações de perigo e tom


3ar precauções para evitá-las



68


Explorar espaços e praticar ações físicas.



69


Identificar produtos que não devem ser ingeridos.



APRENDER A RELACIONAR-SE



70


Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.



71


Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.



72


Fazer amigos, negociar significados e decisões.



73


Partilhar sentimentos e combater preconceitos.



74


Internalizar regras para conviver em grupo.



75


Saber cooperar em diferentes tarefas.



76


Conhecer suas limitações e possibilidades



77


Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.



78


Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.



79


Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.



SABER DE SI



80


Aprender a familializar-se com a própria imagem.



81


Expressar- se corporalmente e verbalmente.



82


Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.



83


Solicitar aconchego em situações cotidianas.



84


Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações



85


Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.



86


Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.



CUIDAR DO AMBIENTE



87


Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.



88


Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.



89


Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.



90


Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.











EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


PRÉ FASE I E PRÉ FASE II (ANTIGO JARDIM I E JARDIM II)








LINGUAGEM ORAL E ESCRITA



1


Identificar a escrita do próprio nome.



2


Reconhecer e nomear as letras de seu nome.



3


Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias.



4


Reconhecer a semelhança gráfica entre inicial de seu nome e as demais dos seus colegas que também possuem a mesma letra.



5


Arriscar escrever o nome nas situações em que se faz necessário.



6


Reapresentar contos de repetição apoiadas no livro.



8


Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor.



9


Reconhecer e utilizar com mais freqüência textos com convites, a agenda do dia, comunicados e listas.



10


Localizar palavras num texto que já sabem de memória.



12


Conquistar a escrita do nome próprio com total autonomia.



13


Ler e escrever os nomes dos colegas, ainda que não convencionalmente.



14


Escutar a leitura de histórias e emitir comentários pessoais e opinativos sobre o texto lido.



15


Conhecer amplo repertório de contos desde os tradicionais de fadas, até os populares brasileiros e de outras culturas.



16


Manifestar oralmente suas preferências literárias e argumentar.



17


Acompanhar a leitura de histórias feita pelo professor.



18


Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.



19


Reconhecer repertório de contos de repetição lidos pelo professor.



20


Acompanhar oralmente passagens das histórias de repetição com apoio de imagens.



21


Conhecer os diferentes usos dos livros.



22


Utilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.



23


Explicar fatos e fenômenos sociais.



24


Manifestar opiniões concordar ou discordar da opinião dos outros.



25


Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando-se não apenas na fala completar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.



26


Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.



27


Relatar fatos que compõem episódios cotidianos.



28


Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.



29


Formalizar oralmente instruções específicas: regras de jogos, receitas, procedimentos específicos, etc.



30


Brincar com as palavras e letras do alfabeto.



31


Produzir seus próprios textos( bilhetes, listas, etc.) ainda que não convencionalmente.



32


Usar a escrita para seguir instruções ou instruir.





Utilizar conhecimentos sobre o sistema para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico.



33


Diferenciar publicações tais como: jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários.



34


Fazer uso de procedimentos básicos com leitura de um livro, virar páginas sucessivamente, etc.





Explorar e reconhecer as letras do alfabeto em várias situações comunicativas e textuais.






MATEMÁTICA



35


Explorar as notações numéricas em diferentes contextos.



36


Enriquecer suas brincadeiras de faz-de-conta com materiais que convidem a pensar sobre os números.



37


Deslocar a si ou objetos no espaço.



38


Explorar o espaço com maior intencionalidade.



39


Participar de brincadeiras cujo desafio seja definir trajetos a partir de pontos de partida e de chegada.



40


Ordenar diferentes objetos da mesma classe.



41


Identificar a passagem do tempo apoiadas no calendário.



42


Identificar notas e moedas do sistema monetário.



43


Escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.



44


Separar os objetos contados dos não contados.



45


Sincronizar gesto e o recitado da série numérica sem pular os objetos



46


Identificar algumas figuras geométricas.



47


Saber dizer o número sucessor e antecessor



48


Estabelecer critérios para comparar e ordenar.










Desenvolver noção de quantidade e sua representação numérica.



NATUREZA E SOCIEDADE



49


Conhecer o próprio corpo, nomear algumas partes do mesmo e observar seu crescimento.



50


Comparar e entender as diferenças entre meninos e meninas e entre os próprios meninos e entre as meninas.



51


Estabelecer relações de causa- efeito das mudanças observadas em elementos da natureza.



52


Perceber a complexidade e diversidade das relações humanas e do meio ambiente e ampliar sua capacidade de observação.



53


Observar e significar organizações sociais, hábitos e culturas.



54


Relacionar algumas semelhanças e diferenças com as formas de organização de outras culturas e as formas de adaptação de alguns seres vivos ao meio em que vivem. *



55


Observar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia- a- dia.



56


Observar e perceber algumas características do ambiente ao seu entorno.



57


Participar de atividades que envolvam processos de culinária ou confecção de objetos.



58


Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu próprio grupo social e de outros grupos.



59


Conhecer costumes e brincadeiras de outras épocas.








60


Perceber diferenças de forma, cor e gosto.



61


Aprender sobre a transformação de alguns alimentos ou elementos a serem misturados.



62


Considerar o efeito da força exercida sobre um material pela participação em desafios propostos pelo professor.



63


Criar explicações para fenômenos e elementos da natureza presentes no seu dia-a- dia.



64


Observar as construções do lugar onde vive, o local de onde vem a água que consomem.



65


Preservar a natureza.







LINGUAGEM MUSICAL



66


Reconhecer as qualidades sonoras de determinados objetos sonoros e instrumentos musicais.



67


Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.



68


Ampliar seu repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos musicais, parlendas, etc.



69


Manifestar preferências por algumas músicas e canções.



70


Reconhecer o som e saber se possível o nome de alguns instrumentos musicais.



71


Construir alguns instrumentos musicais.



72


Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos sonoros e instrumentos musicais.



73


Sonorizar histórias, desenhar o que ouvem.







MOVIMENTO



74


Explorar os diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.



75


Explorar e orientar-se corporalmente com relação a: em frente, atrás, no alto, em cima, etc.



76


Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc.



77


Ter presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.



78


Apropriar-se da própria imagem corporal.



79


Discriminar e nomear partes do próprio corpo e do outro.



80


Controlar gradualmente o próprio movimento, ajustando suas habilidades ás diferentes situações das quais participa.



81


Conhecer as potencialidades e limites do próprio corpo.



82


Desenvolver uma atitude positiva com relação a seu corpo e a do outro, assim como prazer ao movimentar-se.



83


Ampliar a consciência corporal em posturas e em movimentos.



84


Nomear as características e funções das diferentes partes do corpo e do outro.



85


Expressar pelo movimento a interação com diferentes parceiros usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais, de modo a comunicar-se intencionalmente.



86


Assumir determinadas posturas corporais.



87


Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.



88


Dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando e coordenando movimentos.



89


Apreciar apresentações de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.



90*


Explorar as possibilidades de se expressar, se comunicar, interagir intencionalmente com diferentes parceiros pelo movimento.



91


Criar e reproduzir coreografias individualmente e em grupo.



92


Descrever de como será feito um movimento.



93


Criar um sistema de registro para movimentos, utilizando-o na realização de seqüências de movimentos.



94


Avaliar e interpretar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal, de adultos amadores e profissionais.



95


Criar brincadeiras corporais a partir de repertório apreendido.



96


Resolver problemas ocorridos em um jogo discutindo regras



97


Improvisar situações e personagens usando bonecos, brinquedos e objetos.



ARTES VISUAIS



98


Aprender a fazer contato, observar e interagir com os processos de produção das demais crianças, incluindo as de outras faixas etárias.



99


Ter a oportunidade de contato com a arte através de vídeos livros



100


Usar várias possibilidades de organizar e de classificar seu próprio desenho.





Manipular objetos de diferentes características e propriedades.





Valorizar as produções próprias e alheias.





Conhecer as cores destacando as primárias.








EXPERIÊNCIAS DE BRINCAR E IMAGINAR



101


Ter como experiência a comunicação com os companheiros utilizando- se de sons musicais ou não.



102


Brincar com a sonoridade de palavras, com variações de um gesto, ou de uma postura corporal.



103


Cantar e fazer gestos esperados ao participar de cirandas e brincadeiras de roda.



104


Montar quebra cabeça com ajuda e explicar a um ou mais colegas como se participa de um jogo de regra usando suas palavras e sua forma de entender o jogo e seu funcionamento.



105


Dramatizar um enredo usando bonecos como atores.



106


Dizer aos colegas ou ao professor quais devem ser os personagens, objetos e adereços necessários ao faz-de- conta.



107


Recontar o enredo de um faz – de - conta que realizou com um colega.



108


Brincar de cantar, dançar, desenhar, escrever, jogar futebol, etc.



109


Brincar com marionetes, com destreza na execução e mais prazer em sua execução.



110


Construir brinquedos com sucatas sem necessariamente usar um modelo.





Imitar comportamentos de escritor em suas brincadeiras simbólicas.







EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL (3 ANOS OU A COMPLETAR 4 ANOS)




A ESCRITA DO PRÓPRIO NOME





1


Identificar a escrita do próprio nome.





2


Reconhecer textos no cotidiano.





LINGUAGEM ORAL





3


Reproduzir os comportamentos, a gestualidade e a postura que o professor adota quando lê para a criança.





4


Reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas.





5


Procurar ou pedir ao professor diferentes livros de sua preferência.





6


Reconhecer passagens de histórias a partir das imagens / ilustrações de um livro.







Distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas.







Acompanhar verbalmente contos de repetição a partir das narrações do professor.





BRINCAR COM AS PALAVRAS





7


Reconhecer e usar rimas em suas brincadeiras, espontaneamente, acionando os textos da tradição oral de memória, ou identificando e acompanhando a leitura do professor.





SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO INFORMAIS





8


Participar de espaços de conversa coletiva, apoiando- se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos.





9


Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.





10


Participar como falante numa conversa mediada pelo professor.





11


Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.





12


Expressar seus desejos, sentimentos e necessidades por meio de gestos.





13


Participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita.





14


Organizar oralmente com a ajuda do professor as etapas de uma instrução.





MATEMÁTICA





15







16


Procurar objetos ou pessoas escondidas em diferentes lugares.





17


Manipular objetos de diferentes formatos e utilizar o conhecimento de suas propriedades para explorá- los com maior intencionalidade.





18


Manipular objetos variados de várias maneiras.







Envolver os números em diferentes usos e funções.







Participar de experiências em que o número tenha a função de memória de quantidade.







Comparar quantidade com ou sem a ajuda do professor.







Reconhecer o espaço e sua representação a partir de diferentes pontos de referência.







Recitar a série numérica oralmente.







Noções de direção e posição.







Observar e reconhecer formas







Noções de sequenciação e classificação com diversos objetos e signos.







Identificar a passagem do tempo apoiado no calendário





NATUREZA E SOCIEDADE





19


Aprender a agir sobre objetos e materiais com ajuda do professor, fazendo misturas de água e areia ou modelando a massinha produzida, criando misturas.





20


Pesquisar algumas características físicas.





21


Observar diferenças e semelhanças entre o estado inicial e final dessas misturas.





22


Observar sua imagem refletida no espelho.





23


Observar outras pessoas e comparar algumas de suas características pessoais.





24


Ter familiaridade com formas de organizações sociais.





25


Lidar com regras e combinados.





26


Reconhecer diferenças e semelhanças entre sua organização familiar e a das outras crianças.





27


Identificar seus colegas e outros adultos dos espaços de educação infantil pelo nome.





28


Observar animais em livros, revistas e filmes.





29


Reconhecer sons produzidos pelos animais.





30


Registrar diferentes experiências vivenciadas







Valorizar a natureza, aprendendo hábitos e atitudes de preservação.







Reconhecer e familiarizar-se com as diversas datas comemorativas da Cultura Brasileira.







Desenvolver noções de higiene e saúde.





LINGUAGEM MUSICAL





31


Cantar sozinha ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem.





32


Participar de brincadeiras musicais.





33


Relacionar a música com a expressão corporal e a dança.





34


Identificar diferentes paisagens sonoras, percebendo suas qualidades.





35


Identificar o silêncio e os sons da natureza.





36


Reconhecer diferentes qualidades dos sons, ainda que não saibam nomeá-las convencionalmente.





37


Apreciar músicas instrumentais e diferentes expressões da cultura musical brasileira, bem como de outras culturas.





38


Reconhecer e demonstrar sua preferência por músicas instrumentais, canções, acalantos, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, mnemônicas, adivinhas,etc.





39


Participar de brincadeiras de roda e jogos musicais.







Produzir sons, batendo, sacudindo, chacoalhando objetos sonoros e instrumentos musicais diverso





MOVIMENTO





40


Explorar diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos.





41


Possuir autonomia para orientar- se corporalmente com relação a frente, atrás, no alto, em cima, etc.





42


Usar os movimentos básicos de pegar, lançar, encaixar, empilhar, etc. com presteza e autonomia na manipulação e exploração de diferentes objetos.





43


Usar os movimentos básicos que aprenderam a dominar, e algumas combinações.





44


Manipular e explorar objetos de diferentes características, formas, pesos, texturas, tamanhos, etc. com maior presteza e autonomia, utilizando- se não apenas dos movimentos básicos como de algumas combinações de movimentos, empurrar e carregar, correr e lançar, etc.





45


Interagir com diferentes parceiros usando movimentos, gestos, expressões faciais, de modo a comunicar- se intencionalmente.





46


Expressar nas brincadeiras determinadas posturas corporais, gestos e falas que delineiam determinados papéis.





47


Participar de danças de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.





48


Aprender a dançar ao som de músicas de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos.





49


Apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal.





50


Assumir um determinado personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na teatralização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.





51


Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos sem precisar ter o professor como modelo.





52


Brincar de esconde e pega, jogar bola com supervisão do professor.





53


Ampliar a imitação de gestos, posturas e vocalizações de modelos (adultos, crianças, animais ou personagens de histórias).





54


Assumir papéis ao reproduzirem situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.





55


Imitar as ações de um personagem de uma história lida.





56


Brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizem ou que inventem.





57


Construir, com o auxílio do professor, brinquedos com sucatas a partir de modelos.







Apreciar o teatro de bonecos e fantoches, teatro feito com sombra e as manifestações teatrais com animação de objetos.





ARTES VISUAIS





58


Constituir com a ajuda do professor um repertório de imagens de referência.





59


Reconhecer ilustrações de livros, em cartazes fixados na parede, etc.





60


Expressar suas idéias e sensações sobre imagens por meio da fala, do corpo ou de outras experimentações artísticas nas mais variadas linguagens.







Desenvolver coordenação motora fina, rasgando, recortando, amassando e colocando diversos materiais e papéis.





DESENHO





61


Orientar a produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais.





62


Reconhecer seus desenhos, distinguindo - os de outras crianças.







Aprender a pintar com diversos materiais em espaço delimitado.







Utilizar diferentes ferramentas, suportes e matérias em diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.





ESPACIALIDADES





63


Explorar relações de peso, tamanho, volume e direção das formas bidimensionais ou tridimensionais ao construir formas planas e volumosas.





64


Expressar sensações a partir da exploração de materiais com texturas diversas e utilizá- los.





65


Experimentar diferentes pesos das formas e as relações de equilíbrio no manuseio de objetos tridimensionais.





A EXPERIÊNCIA COM A COR





66


Usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades de cor.







Experimentar e articular visualmente as diferentes relações de claro e escuro na natureza e nos meios artificiais, como a pintura, a fotografia, o cinema, etc







EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO E CUIDADO DE SI, DO OUTRO, DO AMBIENTE







Reconhecer as pessoas que lhe cuidam e a localizar-se no ambiente.







Interagir com outras pessoas em situações variadas.







Compreender e responder a entonações de voz, expressões faciais e corporais.







Aprender a lidar com seus sentimentos ajudados pelo professor.







Valorizar sobre a importância do outro.







Desenvolver o sentimento de bem estar, vestir-se, pentear-se, comer .












Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal.







Usar corretamente os materiais necessários para sua higiene.







Perceber a vontade de ir ao banheiro e controle de suas necessidades fisiológicas.







Executar movimentos autônomos ao vestir-se ou desnudar- se.







Comer sem ajuda, usar talheres adequadamente e conversar com colegas na mesa.







Valorizar o contato com a natureza







Reconhecer situações de perigo e tom


3ar precauções para evitá-las







Explorar espaços e praticar ações físicas.







Identificar produtos que não devem ser ingeridos.












Brincar com os colegas e com eles criar um mundo de fantasias.







Partilhar jogos de regras ou brincadeiras tradicionais.







Fazer amigos, negociar significados e decisões.







Partilhar sentimentos e combater preconceitos.







Internalizar regras para conviver em grupo.







Saber cooperar em diferentes tarefas.







Conhecer suas limitações e possibilidades







Perceber que agressões podem provocar danos ou dor em outra criança.







Desenvolver atitudes de solidariedade em relação aos parceiros.







Partilhar com outras crianças conhecimentos e a identidade do grupo.












Expressar- se corporalmente e verbalmente.







Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor.







Solicitar aconchego em situações cotidianas.







Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações







Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá- lo.







Reconhecer alguns elementos da sua identidade cultural, regional e familiar.












Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.







Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.







Saber usar a água e energia elétrica sem desperdiçá-la.







Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais.




















EXPERIÊNCIA DE BRINCAR E IMAGINAR





Aprender a brincar com as professoras de esconder.





Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo gestos.





Reproduzir situações cotidianas no faz- de- conta mediado por objetos e indumentárias.





Aprender a brincar com marionetes reproduzindo falas simples de personagens que memorizaram ou que inventaram.





Construir com o auxílio do professor brinquedos de sucatas.





Imitar gestos e cantos do professor e dos colegas.





Usar objetos de um modo inusitado e em substituição de outros







FONTE: http://sugestoesescolaresdiversas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário