terça-feira, 3 de janeiro de 2012
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I
PORTUGUÊS
1º
BIMESTRE
APRESENTAÇÃO
DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,
ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
REGISTROS DOS DESENHOS
COORDENAÇÕES:
RETAS
2º
BIMESTRE
APRESENTAÇÃO
DO NOME
CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
CONVERSAS
INFORMAIS
ROTINAS
HORA
DAS NOVIDADES
HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES
BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
REGISTROS
DOS DESENHOS
IDENTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
LANÇAMENTO
DA LETRA A
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA
DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
LANÇAMENTO
DA LETRA E
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA
DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUAL E AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO)
3º
BIMESTRE
APRESENTAÇÃO
DO NOME
CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
CONVERSAS
INFORMAIS
ROTINAS
HORA
DAS NOVIDADES
HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS
BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
REGISTROS
DOS DESENHOS
IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
RECORDANDO:
LETRA A e E
LANÇAMENTO
I
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA
DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
LANÇAMENTO
DA LETRA O
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA
DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS
4º
BIMESTRE
APRESENTAÇÃO
DO NOME
CHAMADA
(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
CONVERSAS
INFORMAIS
ROTINAS
HORA
DAS NOVIDADES
HORA
DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS
DETALHES
ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS
BRINCADEIRAS
ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
REGISTROS
DOS DESENHOS
IDENTTIFICAÇÃO
DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
RECORDANDO:
LETRA A, E, I e O
LANÇAMENTO
U
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
PESQUISA
DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE
AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
CURVAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
USO
DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS
DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
USO
DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
RECONHECIMENTO
DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO
DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
PERCEPÇÃO
DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
MANUSEIO
DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)
LEITURA
COMO PRAZER DE LER
HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
AMPLIAÇÃO
DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,
PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
UTILIZAÇÃO
DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM
COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO
DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
RECONHECIMENTO
E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS
CONTEXTUALIZADAS
ESCRITA
UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
EXPLORAÇÃO
DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE
PRAZER E ENTRETENIMENTO
MATEMÁTICA
1º
BIMESTRE
CORES
PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
TAMANHO
(GRANDE⁄PEQUENO)
SEMELHANÇA
(IGUAL⁄DIFERENTE)
POSIÇÃO
(EM PÉ⁄SENTADO)
AGRUPAMENTOS:
CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
CONTAGEM
DE NUMERAL ATÉ 5
LANÇAMENTO
NUMERAL 1
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
FORMA
GEOMÉTRICA CIRCULAR
FIGURA
GEOMÉTRICA CIRCULAR
2º
BIMESTRE
RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
LANÇAMENTO
DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES
TAMANHO
(ALTO⁄BAIXO)
POSIÇÃO
(ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
RECORDANDO
AGRUPAMENTOS
CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
RECORDANDO
NUMERAL 1
LANÇAMENTO
NUMERAL 2
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
FORMA
GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
FIGURA
GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º
BIMESTRE
RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
LANÇAMENTO
DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES
POSIÇÃO
(EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
DISTÂNCIA
(PERTO⁄LONGE)
RECORDANDO
AGRUPAMENTOS
CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
RECORDANDO
NUMERAL 1 e 2
LANÇAMENTO
NUMERAL 3 e 4
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
FORMA
GEOMÉTRICA TRIANGULAR
FIGURA
GEOMÉTRICA TRIANGULAR
4º
BIMESTRE
RECORDANDO
CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
LANÇAMENTO
DA COR NEUTRA (BRANCO)
RECORDANDO
NOÇÕES ANTERIORES
POSIÇÃO
(EM FRENTE⁄ATRÁS)
QUANTIDADE
(MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
MASSA
(LEVE⁄PESADO)
TAMANHO
(MAIOR⁄MENOR)
RECORDANDO
AGRUPAMENTOS
CONTAGEM
ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO
DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR
SEU CONHECIMENTO)
RECORDANDO
NUMERAL 1, 2, 3 e 4
LANÇAMENTO
NUMERAL 5
IDENTIFICAÇÃO
E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE
PESQUISA
DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
RECORDANDO
FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
TAMBÉM
DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
ENCERRAMENTO
COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA
UTILIZAÇÃO
DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ
INSERIDO
RECONHECIMENTO
DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU
REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO
DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
PERCEPÇÃO
DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
UTILIZAÇÃO
DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
EXPLORAÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,
LADOS, ETC
EXPLORAÇÃO
DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS
ESTABELECIMENTO
DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO
UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
INTERAÇÕES
EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES
NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
PERCEPÇÇAO
DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS
OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
UTILIZAÇÃO
DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E
OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
CONSTRUÇÃO
DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES
PROPOSTAS
HABILIDADES EM MATEMÁTICA
AGRUPAR
E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,
PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
RECONHECIMENTO
DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
IDENTIFICAÇÇAO
DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
REALIZAÇÕES
CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,
BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES
MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
EXPLORAÇÃO
DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,
OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
UTILIZAÇÃO
DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO
CONVENCIONAIS
COMPARAÇÃO
EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
EXPLORAÇÃO
DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS
ENTRE SI
IDENTIFICAÇÃO
NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,
RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E
ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
PERCEPÇÃO
DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES
MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
PERCEPÇÃO
DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
PRECEPÇÃO
DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM
DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
ENTENDIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)
PERCEPÇÃO
DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA
(CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
IDENTIFICAÇÃO
DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
VIVENCIAR⁄CONSTRUIR
CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM
ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS
1º
BIMESTRE
ADAPTAÇÃO
E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
ESTABELECER
RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA
(DIREITOS E DEVERES)
CONHECIMENTO
DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
MEU
CORPO (HIGIENE)
MEU
CORPO (SENTIDOS)
ESCOLA
(PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E
FUNCIONÁRIOS)
RUA⁄BAIRRO
(RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM
COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
DATAS
FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO
2º
BIMESTRE
FAMÍLIA:
MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
CASA:
MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E
DEVERES DECADA UM)
MÃE:
SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
PROFISSÕES
(LIGADAS AS MULHERES)
ALIMENTAÇÃO
SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
DATAS
FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS
3º
BIMESTRE
PAI:
SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
PROFISSÕES
( LIGADAS AO HOMEM)
FOLCLORE
(RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,
CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
PLANTAS:
SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO
COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
DATAS
FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
E PRIMAVERA
4º
BIMESTRE
ANIMAIS
(DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
CRIANÇA
(IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
MEIOS
DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
MEIOS
DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
BANDEIRA
NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
NATAL
(O QUE REPRESENTA O NATAL?)
DATAS
FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL
COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
RECONHECIMENTO
E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
CONSCIENTIZAÇÃO
DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
SEGURANÇA, ETC
RELACIONAMENTO
DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
ESTABELECIMENTOS
DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES
RELAÇÃO
ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
CONSCIENTIZAÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES
PERCEPÇÃO
DAS MUDANÇAS DO CLIMA
PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
NELE VIVEM
CONSCIENTIZAÇAO
DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
POLUIÇÃO AMBIENTAL
CONSCIENTIZAÇÃO
DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PERCEPÇÃO
DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
RECONHECIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
PERCEPÇÃO
DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
IDENTIFICAÇAO
E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA
HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS
PERCEPÇÃO
E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
CONSCIENTIZAÇÃO
DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO
CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
OBSERVAÇÃO
E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,
TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
PERCEPÇÃO
DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA
VIDA, ETC
REGISTRAR
ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
PERCEPÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE
CONSCIENTIZAÇAO
DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
PARTICIPAÇÃO
EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
RECONHECIMENTO
DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
RESPEITO
PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
CUMPRIMENTO
DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
PERCEPÇÃO
DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E
AUDIOVISUAL)
OBSERVAR
E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU
INDIRETAMENTE
REPRESENTAÇÃO
DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,
PINTURA, MODELAGEM, ETC
CONSCIENTIZAÇÃO
SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO
AMBIENTE
HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PERCEPÇÃO
GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
PERCEPÇÃO
TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
MACIAS, DURAS E MOLES
PRECEPÇÃO
VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES
PRECEPÇÃO
AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
(VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
PRECEPÇÃO
OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
CHEIROS E ODORES
ESQUEMA
CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
LATERALIDADE:
PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
POSIÇÃO
ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
RELAÇÃO
ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
MEMÓRIA
VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
MEMÓRIA
AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
SEQUÊNCIA
LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
ORIENTAÇAO
TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
ORGANIZAÇÃO
DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL
DO ALUNO
ASSOCIAÇÃO
DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
RACIOCÍNIO
LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE
DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
COORDENAÇÃO
MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS
FUNÇÕES
COORDENAÇÃO
VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS
MOTORES
COORDENAÇÃO
MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
CORES:
PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E
NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES
AMBIENTE
ALFABETIZADOR
CALENDÁRIO
MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO
DO
TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS
COM
RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS
DE
HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTROS
Pedagoga Cecília Alcântara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário