terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I



CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL⁄2010 JARDIM I

PORTUGUÊS


BIMESTRE


APRESENTAÇÃO

DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS,

ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)


REGISTROS DOS DESENHOS


COORDENAÇÕES:

RETAS


BIMESTRE

APRESENTAÇÃO

DO NOME

CHAMADA

(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)


CONVERSAS

INFORMAIS


ROTINAS


HORA

DAS NOVIDADES


HORA

DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO


ORGANIZAÇÃO

DO PENSAMENTOLÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES


BRINCADEIRAS

ENVOLVENDO DUAS AÇÕES


REGISTROS

DOS DESENHOS


IDENTIFICAÇÃO

DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)


LANÇAMENTO

DA LETRA A


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)


PESQUISA

DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA


LANÇAMENTO

DA LETRA E


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)


PESQUISA

DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUAL E AUDITIVA)

COORDENAÇÕES:

RETAS

OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO)




BIMESTRE

APRESENTAÇÃO

DO NOME


CHAMADA

(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)


CONVERSAS

INFORMAIS


ROTINAS


HORA

DAS NOVIDADES


HORA

DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS


ORGANIZAÇÃO

DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES


ASSOCIAÇÃO

DE IDÉIAS


BRINCADEIRAS

ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES


REGISTROS

DOS DESENHOS


IDENTTIFICAÇÃO

DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)


RECORDANDO:

LETRA A e E


LANÇAMENTO

I


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)


PESQUISA

DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA


LANÇAMENTO

DA LETRA O


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)


PESQUISA

DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)






COORDENAÇÕES:

RETAS E CURVAS







BIMESTRE






APRESENTAÇÃO

DO NOME


CHAMADA

(LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)


CONVERSAS

INFORMAIS


ROTINAS


HORA

DAS NOVIDADES


HORA

DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS


ORGANIZAÇÃO

DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS

DETALHES


ASSOCIAÇÃO

DE IDÉIAS


BRINCADEIRAS

ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES


REGISTROS

DOS DESENHOS


IDENTTIFICAÇÃO

DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)


RECORDANDO:

LETRA A, E, I e O


LANÇAMENTO

U


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)


PESQUISA

DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUALE

AUDITIVA)






COORDENAÇÕES:

CURVAS






OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)






COMPETÊNCIAS
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA






USO

DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E

EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS

DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO


USO

DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM


RECONHECIMENTO

DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO

DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO


PERCEPÇÃO

DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO


MANUSEIO

DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS,REVISTAS, JORNAIS, ETC)


LEITURA

COMO PRAZER DE LER






HABILIDADES
EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA






AMPLIAÇÃO

DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS,

PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC


UTILIZAÇÃO

DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM

COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO

DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC


RECONHECIMENTO

E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS

CONTEXTUALIZADAS


ESCRITA

UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA


EXPLORAÇÃO

DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE

PRAZER E ENTRETENIMENTO










MATEMÁTICA







BIMESTRE






CORES

PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)


TAMANHO

(GRANDE⁄PEQUENO)


SEMELHANÇA

(IGUAL⁄DIFERENTE)


POSIÇÃO

(EM PÉ⁄SENTADO)


AGRUPAMENTOS:

CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)


CONTAGEM

DE NUMERAL ATÉ 5


LANÇAMENTO

NUMERAL 1


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE


PESQUISA

DA QUANTIDADE E DO NUMERAL


FORMA

GEOMÉTRICA CIRCULAR


FIGURA

GEOMÉTRICA CIRCULAR







BIMESTRE






RECORDANDO

CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)


LANÇAMENTO

DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)


RECORDANDO

NOÇÕES ANTERIORES


TAMANHO

(ALTO⁄BAIXO)


POSIÇÃO

(ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)


RECORDANDO

AGRUPAMENTOS


CONTAGEM

ORAL DE NUMERAL ATÉ 10


RECORDANDO

NUMERAL 1


LANÇAMENTO

NUMERAL 2


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE


PESQUISA

DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2


RECORDANDO

FORMAS E FIGURAS ANTERIORES


FORMA

GEOMÉTRICA QUADRANGULAR


FIGURA

GEOMÉTRICA QUADRANGULAR






OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS ,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).









BIMESTRE






RECORDANDO

CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS


LANÇAMENTO

DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)


RECORDANDO

NOÇÕES ANTERIORES


POSIÇÃO

(EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)


DISTÂNCIA

(PERTO⁄LONGE)


RECORDANDO

AGRUPAMENTOS


CONTAGEM

ORAL DE NUMERAL ATÉ 15


RECORDANDO

NUMERAL 1 e 2


LANÇAMENTO

NUMERAL 3 e 4


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE


PESQUISA

DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4


RECORDANDO

FORMAS E FIGURAS ANTERIORES


FORMA

GEOMÉTRICA TRIANGULAR


FIGURA

GEOMÉTRICA TRIANGULAR







BIMESTRE






RECORDANDO

CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS


LANÇAMENTO

DA COR NEUTRA (BRANCO)


RECORDANDO

NOÇÕES ANTERIORES


POSIÇÃO

(EM FRENTE⁄ATRÁS)


QUANTIDADE

(MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)


MASSA

(LEVE⁄PESADO)


TAMANHO

(MAIOR⁄MENOR)


RECORDANDO

AGRUPAMENTOS


CONTAGEM

ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO

DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR

SEU CONHECIMENTO)


RECORDANDO

NUMERAL 1, 2, 3 e 4


LANÇAMENTO

NUMERAL 5


IDENTIFICAÇÃO

E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE


PESQUISA

DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5


RECORDANDO

FORMAS E FIGURAS ANTERIORES






OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIAÇÃO
PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)






TAMBÉM
DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE
ENCERRAMENTO






COMPETÊNCIAS
EM MATEMÁTICA






UTILIZAÇÃO

DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ

INSERIDO


RECONHECIMENTO

DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU

REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS


PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO

DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS


PERCEPÇÃO

DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO


UTILIZAÇÃO

DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


EXPLORAÇÃO

E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO,

LADOS, ETC


EXPLORAÇÃO

DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS


ESTABELECIMENTO

DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO

UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS


INTERAÇÕES

EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES

NAS CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO


PERCEPÇÇAO

DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS

OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO


UTILIZAÇÃO

DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E

OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS


CONSTRUÇÃO

DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES

PROPOSTAS






HABILIDADES EM MATEMÁTICA






AGRUPAR

E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS,

PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS


RECONHECIMENTO

DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO


IDENTIFICAÇÇAO

DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE


REALIZAÇÕES

CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS,

BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES

MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS


EXPLORAÇÃO

DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA,

OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM


UTILIZAÇÃO

DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO

CONVENCIONAIS


COMPARAÇÃO

EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,

VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS


EXPLORAÇÃO

DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS

ENTRE SI


IDENTIFICAÇÃO

NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS,

RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E

ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS


PERCEPÇÃO

DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES

MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM


PERCEPÇÃO

DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)


PRECEPÇÃO

DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM

DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO


ENTENDIMENTO

DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO, RÁPIDO)


PERCEPÇÃO

DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA

(CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)


IDENTIFICAÇÃO

DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS


VIVENCIAR⁄CONSTRUIR

CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM







ESTUDOS
SOCIAIS E CIÊNCIAS







BIMESTRE






ADAPTAÇÃO

E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)


ESTABELECER

RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA

(DIREITOS E DEVERES)


CONHECIMENTO

DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE

PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)


MEU

CORPO (HIGIENE)


MEU

CORPO (SENTIDOS)


ESCOLA

(PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E

FUNCIONÁRIOS)


RUA⁄BAIRRO

(RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM

COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)


DATAS
FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA
MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO







BIMESTRE






FAMÍLIA:

MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)


CASA:

MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E

DEVERES DECADA UM)


MÃE:

SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)


PROFISSÕES

(LIGADAS AS MULHERES)


ALIMENTAÇÃO

SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)


DATAS
FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS











BIMESTRE






PAI:

SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)


PROFISSÕES

( LIGADAS AO HOMEM)


FOLCLORE

(RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS,

CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)


PLANTAS:

SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO

COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS

PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)


DATAS
FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE
E PRIMAVERA







BIMESTRE






ANIMAIS

(DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)


CRIANÇA

(IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)


MEIOS

DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)


MEIOS

DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)


BANDEIRA

NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)


NATAL

(O QUE REPRESENTA O NATAL?)


DATAS
FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL






COMPETÊNCIASESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS






RECONHECIMENTO
E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE
AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO


CONSCIENTIZAÇÃO
DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO,
SEGURANÇA, ETC


RELACIONAMENTO
DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS,
PSICOMOTORAS E AFETIVAS)


ESTABELECIMENTOS
DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES


RELAÇÃO
ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA


CONSCIENTIZAÇÃO
DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES
AMBIENTES


PERCEPÇÃO
DAS MUDANÇAS DO CLIMA


PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
NELE VIVEM


CONSCIENTIZAÇAO
DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A
POLUIÇÃO AMBIENTAL


CONSCIENTIZAÇÃO
DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


PERCEPÇÃO
DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS,
BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)


RECONHECIMENTO
DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA


PERCEPÇÃO
DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA


IDENTIFICAÇAO
E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA






HABILIDADES
ESTUDOS SOCIAIS E CIÊNCIAS






PERCEPÇÃO

E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS


CONSCIENTIZAÇÃO

DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO

CORPO E COM O CORPO DO OUTRO


OBSERVAÇÃO

E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES,

TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS


PERCEPÇÃO

DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA

VIDA, ETC


REGISTRAR

ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO


PERCEPÇÃO

DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTE


CONSCIENTIZAÇAO

DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM


PARTICIPAÇÃO

EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA


RECONHECIMENTO

DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE


RESPEITO

PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA


CUMPRIMENTO

DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE


PERCEPÇÃO

DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E

AUDIOVISUAL)


OBSERVAR

E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU

INDIRETAMENTE


REPRESENTAÇÃO

DE ANIMAIS E VEGETAIS ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES,

PINTURA, MODELAGEM, ETC


CONSCIENTIZAÇÃO

SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO

AMBIENTE










HABILIDADES
QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL






PERCEPÇÃO
GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE,
SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)


PERCEPÇÃO
TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS,
MACIAS, DURAS E MOLES


PRECEPÇÃO
VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES


PRECEPÇÃO
AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES
(VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)


PRECEPÇÃO
OLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOS
CHEIROS E ODORES


ESQUEMA
CORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO
DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC


LATERALIDADE:
PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO


POSIÇÃO
ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO,
ANDANDO, PARADO, CORRENDO)


RELAÇÃO
ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA
VOLTA (DE LADO,DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)


MEMÓRIA
VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS


MEMÓRIA
AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS


SEQUÊNCIA
LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS


ORIENTAÇAO
TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES


ORGANIZAÇÃO

DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL

DO ALUNO


ASSOCIAÇÃO

DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO


RACIOCÍNIO

LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE

DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO


COORDENAÇÃO

MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS

FUNÇÕES


COORDENAÇÃO

VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS

MOTORES


COORDENAÇÃO

MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA


CORES:

PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E

NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES










AMBIENTE
ALFABETIZADOR








CALENDÁRIO


MENSAL


JOGOS


BRINQUEDOS


ADIVINHAÇÕES



CALENDÁRIO

DO


TEMPO


EMBALAGENS USADAS


QUEBRA-CABEÇAS


ENCARTE DE SUPERMERCADOS



POESIAS


EMBALAGENS

COM


RÓTULOS


TAMPAS DE REFRIGERANTES


FOLHAS EM BRANCO



TEXTOS


PARLENDAS


PALITOS DE PICOLÉ


CANETINHAS



LETRAS DE MÚSICAS


RECEITAS


MURAL DE RECADOS


LÁPIS DE COR



LIVROS

DE


HISTÓRIAS


BULAS DE REMÉDIO


MURAL DE ANIVERSARIANTES


GIZ DE CERA



REVISTAS


GIBIS


RECEITAS


LIVROS DIDÁTICOS VELHOS



JORNAIS


LIVROS DE LITERATURA


CHAMADINHA


OUTROS







Pedagoga Cecília Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário