quinta-feira, 23 de junho de 2011

Conduzindo os pequeninos no caminho do Senhor









TEMA DA AULA: A Criação

REFERÊNCIA BÍBLICA: Gênesis 1: 1-31

VERSÍCULO CHAVE: E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Gênesis 1: 31

BOAS VINDAS AOS PARTICIPANTES E VISITANTES: Cumprimentem as crianças à porta. Pergunte como foi a sua semana e se estão felizes. Quando todos estiverem em seus lugares, dê as boas vindas a cada visitante e cante com as crianças o corinho: Visitante seja Bem Vindo.
ORAÇÃO: Ore com as crianças pedindo as bênçãos do Senhor e a inspiração do Espírito Santo de Deus.

ATIVIDADE PREPARATÓRIA: Converse com as crianças sobre o tema da aula, as deixe falarem o que pensam e então diga: Deus fez todas estas coisas maravilhosas para que pudéssemos usufruir delas. Nossa lição de hoje fala de algo muito importante: Deus fez um mundo maravilhoso porque Ele nos ama.

MEMORIZAÇÃO DO VERSÍCULO CHAVE: É importante levar o versículo visualizado em um cartaz e repetí-lo várias vezes para que os alunos memorizem.

PERÍODO DE LOUVOR: Após as Boas vindas e atividades preparatórias você poderá realizar um momento de Louvor e oração. Deixe que as crianças escolham os corinhos.

MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO: Contar a história Bíblica utilizando os recursos didáticos selecionados. Diga aos alunos que a lição fala sobre como Deus fez o nosso mundo e tudo o que há nele. Deus viu que as coisas que Ele fez eram muito boas. Estimule as crianças a participarem.

APLICAÇÃO: Dê a cada criança uma figura de algo que Deus fez (pode ser de papel para afixar no quadro com fita adesiva ou de feltro para afixar ao flanelógrafo) . Ou outra atividade que achar conveniente.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO: Esta é uma boa atividade para o término da lição. As crianças poderão expressar tudo o que aprenderam, através de desenhos, ou pintura ou outra atividade impressa.
ENCERRAMENTO: Termine com uma oração agradecendo a Deus pelo mundo maravilhoso que Ele fez e por mostrar Seu amor ao fazer tantas coisas lindas. Oriente as crianças na organização do material utilizado. Fique na porta da sala para a despedida. Aproveite para perguntar aos visitantes se gostaram e convide-os para o próximo domingo.

Auto-Avaliação do Professor
Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente agradável e motivador. É importante que, ao término de cada aula, o professor se auto-avalie, a fim de perceber seus erros e acertos, para que possa desenvolver um trabalho cada vez melhor.

(Recebi esta apostila através da internet... não conheço o autor ou autora)
Mas tudo isto é muito importante para quem trabalha com crianças assim como eu... nós devemos fazer sempre o melhor para o Nosso Deus e melhorar a cada dia com nossas crianças!!!
Abraços Tia Lane

3 comentários: