quinta-feira, 23 de junho de 2011

INSTRUI A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE SE DEVE ANDAR

CRIANÇAS DA CONGREGAÇÃO AREAL I
ONDE SOU PROFESSORA
Introdução



É importante que a igreja organize um espaço para a educação bíblica infantil, onde a criança possa encontrar atividades de acordo com sua faixa etária. A igreja deve possibilitar que as crianças venham a conhecer mais e mais a Palavra de Deus com amor e reverência. Para que isso aconteça de forma organizada é necessário que aquele que se dispõe a ministrar a palavra de Deus aos pequeninos o faça com responsabilidade, e não vejam a escola bíblica como uma "creche" onde as crianças ficam enquanto as mães assistem o culto, mas como um local de ensino da palavra de Deus.

Disse o Mestre dos mestres: "Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais; porque dos tais é o Reino dos Céus" (Mc10:14), por tanto ser um ganhador de almas de crianças é uma honra para quem quer servir a Deus.

Devemos ter a mesma responsabilidade de levarmos uma criança a Cristo, como temos com os adultos.

O que uma criança fixar na infância, dificilmente esquecerá, quer seja bom ou mau. As palavras do Rei Salomão são válidas até hoje: "ensina o menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Pv 22:6)

Desse modo faz-se necessário conhecer os princípios básicos do processo de ensino-aprendizagem , dedicar horas de estudo da palavra de Deus, ter uma vida de oração.



O QUE É ENSINAR?



Ensinar é a tarefa do professor. É o processo de facilitar que outras pessoas aprendam e cresçam. Ensinar é todo o nosso esforço de levar alguém a aprender. Ensinar, entretanto, não é somente transmitir, transferir conhecimentos de uma cabeça a outra, não é somente comunicar. Ensinar é fazer pensar, é estimular para a identificação e resolução de problemas; é ajudar a criar novos hábitos de pensamento e ação.



O QUE É APRENDER?



Aprender é mais do que adquirir domínio do conteúdo; é traduzir na prática o que foi e está sendo ensinado. A aprendizagem acontece dentro do indivíduo, mas seus efeitos são comprovados exteriormente em comportamentos externos. Em outras palavras, a mudança de vida é evidência de que houve aprendizagem. Crianças aprendem quando ouvem, vêem e fazem, por esta razão é importante incluir atividades diferentes para os conteúdos ministrados. Poucas coisas tocam tão de perto o coração de um aluno quando este verifica que o professor pratica aquilo que ensina. A aula não é um mero discurso, mas o compartilhar de experiências reais. Veja o exemplo de Jesus. O que ele pregava e fazia eram a mesma coisa. Nele não havia contradições.


O ESPÍRITO SANTO NO PROCESSO ENSINO 

APRENDIZAGEM



Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos. Zacarias 4: 6

Sendo iluminados os olhos do vosso coração.Efésios 1: 18

O que distingue a Educação secular da cristã, é que esta tem a Bíblia como seu objeto de estudo e sua meta é a transformação de vidas. Em razão disto a obra do Espírito Santo é indispensável para o alcance de tão sublime meta. . Na educação cristã, a eficácia do ensino depende indiscutivelmente da obra do Espírito Santo. Esta eficácia ocorre na preparação da aula, na ministração e na recepção por parte dos alunos. O professor precisa de capacitação espiritual. Em 1Coríntios 2: 1 e 2Coríntios 3: 5 está claro que o sucesso do ensino não depende, em primeiro lugar, da capacidade do professor. . A Educação cristã se dá através do contato do aluno com Deus. Enquanto o professor estuda, planeja e ensina, o Espírito Santo dá a direção, o poder, o discernimento e a iluminação.O coração do professor transborda e o coração do aluno se enche.



Criatividade.


Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1: 6

Criatividade é a capacidade para formular idéias novas e originais, é a capacidade de criar algo novo ou original. Todo professor deseja ser criativo, mas para os professores de Escola Bíblica, qual seriam as fontes de criatividade?


  • 1. Deus é a primeira e principal fonte . Deus é a fonte de tudo que é bom (Tiago 1: 17). Quando Deus criou todas as coisas afirmou que tudo era bom. Além disso, Deus é a fonte da sabedoria. A Bíblia nos ensina a buscar, com fé, a sabedoria que vem do alto, para poder realizar a obra de Deus (Tiago 1: 3-5) . Deus é quem nos capacita com a Sua graça para que sejamos verdadeiros instrumentos nas Suas mãos (1 Coríntios 15: 10; 2 Coríntios 3: 5 e Efésios 3: 7,8). .Ensinar é muito mais que o tempo passado na sala de aula. Ensinar é vida, e essa vida somente é adquirida andando com Deus. . Assim, não é possível ensinar a Palavra de Deus quando não existe prazer na Lei do Senhor e não se medita nela de dia e de noite, conforme está escrito nos salmos de número um. Não é possível falar sobre oração se não se tem uma vida de oração. O professor precisa viver o que fala e falar o que vive. O aperfeiçoamento do dom acontece com a prática. Errar também faz parte do treinamento, mas com persistência é possível alcançar o alvo. 



  • 2. A Bíblia é outra fonte inesgotável de criatividade. . É impossível planejar qualquer aula sem a Bíblia. Ela deve ser sempre a principal fonte de consulta e instrumento de trabalho. As histórias da Bíblia são as melhores ilustrações que um professor pode utilizar nas aulas. Apesar da existência de inúmeros recursos, é evidente que a Bíblia é o melhor deles e é insubstituível. O que os alunos querem e precisam ouvir é a Palavra de Deus. Esta é a missão do professor: Ensinar a Palavra de Deus. Tudo na Bíblia tem uma aplicação prática para a nossa vida. Está escrito que tudo o que foi escrito, o foi para o nosso ensino. .
"Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação proveniente das Escrituras, tenhamos esperança." Romanos 15: 4
Devemos, portanto, imitar os bons exemplos que temos na Bíblia, e evitar os erros daqueles que erraram antes de nós. Portanto, a leitura da Bíblia Sagrada deve ser prioridade do professor.

  • 3. A literatura eclesiástica e secular . Os livros, certamente, são fontes de inspiração e criatividade, desde que sejam bons livros. Assim, leia muito, mas, principalmente, leia bons livros. É importante lembrar que o único livro que contém apenas a verdade é a Bíblia. Além dela, qualquer livro pode ser passível de desconfiança. Leia bons livros e deles retenha o que é bom, conforme a Palavra ensina. É, também, importante, sempre comparar o que se lê com o que está escrito nas Sagradas Escrituras.
  • 4. Natureza . A natureza é uma outra fonte aperfeiçoamento da criatividade. Na natureza é possível ver a glória de Deus em Sua criação. Contemple a perfeição de Deus manifestada na natureza e veja Sua Perfeita criatividade. Pense na diversidade das cores e das formas. A criação de Deus emana a criatividade do seu Criador.
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.Salmos19: 1

Finalidades do trabalho de evangelismo infantil

1- Salvação - é o ponto principal e sempre o primeiro passo

2- Crescimento - no conhecimento da palavra de Deus e no andar com cristo

3- Serviço - estimular a criança a falar do amor de Deus aos outros

Perfil do Professor evangelista de Crianças

Ter uma experiência clara de salvação e certeza da mesma
Dedicado e chamado por Deus
Ama e compreende as crianças
Tem visão da necessidade de salvação das crianças
Tem senso de responsabilidade, é pontual, não falta
Separa tempo para a preparação da sua aula
Vive uma vida Cristocêntrica
Dá bom exemplo em sua vida diária
Depende da oração, do Espírito Santo e da Palavra de Deus
Não desanima facilmente
Está pronto a ouvir as sugestões e trocar idéias com os outros
Espera resultados na vida de seus alunos
Contando Histórias
Uma história é um fato sucedido que esclarece verdades espirituais, a história é um dos mais eficientes meios de ensino porque:
Mantém o interesse da classe
É facilmente lembrada e ficará guardada a memória da criança para futuras necessidades
Sugere normas de comportamento
É o método que Jesus Cristo, o grande mestre, usou ao ensinar
O alvo principal é o propósito da lição, é aquilo que o professor pretende enfatizar e aplicar à vida das crianças.
Finalidade da lição
Ganhar a criança para Cristo
Para a criança não salva, o objetivo principal é apresentar o caminho da salvação
Para a criança salva, o objetivo é aplicar determinado aspecto da história à vida da criança - O salvo deve saber e fazer o que é certo (Jo 3:17)

Elementos essenciais a uma boa história
Depois de estudar e ter em mente os fatos e lições espirituais, faça um esboço, pois ele ajuda ao professor a seguir uma ordem lógica e segurança ao ministrar sua lição.O esboço pode ser dividido em começo, enredo, clímax ou ponto culminante e conclusão.
Estudando a história
Leia a história em voz alta
Fixe na mente a seqüência lógica dos eventos
Viva a história ao contá-la, ensaie algumas vezes diante do espelho
Em caso de necessidade, faça um esboço, usando apenas os pontos principais
Conte histórias, a experiência também é uma grande mestra
Contando a História
A apresentação da história é a chave do sucesso. A mensagem do evangelho nunca deve ser apresentada descuidadamente. A voz é o instrumento principal, use palavras e termos que as crianças conhecem. Ore, tanto na escolha como no preparo e na apresentação da lição.
Tenha amor pelo ouvinte e desejo de revelar-lhe alguma coisa que Deus quer que ele aprenda.
Aguarde silêncio antes de começar, olhe nos olhos das crianças e use gestos que lhe forem naturais. Seja simples e sóbria, roupas espalhafatosas desviam a atenção dos ouvintes.



Em síntese, o que faz o narrador é a experiência espiritual, especialmente ao transmitir verdades bíblicas, quando isso falta, todo o esforço de expressão torna-se como "metal que soa ou sino que tine".



Memorização de versículos Bíblicos



Memorizar é trazer à memória, tornar lembrado. A criança compreende uma certa verdade ou conceito e fica guardado em sua mente para momentos oportunos.

Levando a criança a memorizar a Palavra de Deus, estamos preparando-a para testemunhar e ganhar almas para Cristo. (Is 55:11)



Como ensinar um versículo bíblico?

Leia o versículo completo, diretamente na Bíblia, e depois no visual.
Explique o sentido de qualquer palavra difícil.
Use métodos diferentes para a repetição do versículo
Repetir sempre com a referência.
Recursos Didáticos Os recursos didáticos ajudam a atrair a atenção das crianças e a memorizar melhor os conteúdos estudados. Os recursos didáticos dentre outros podem ser:

*Flanelógrafo álbum seriado *Televisão Vídeo
*Objetos reais *Retroprojetor *Rádio Quadro-de-giz
*Projetor de slides *Cartazes e figuras diversas

Planejamento



Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12: 7

O Planejamento não pode ser visto como uma atividade estanque. Ele abrange todos os elementos envolvidos no processo educativo. Deve ser desenvolvido pelo professor e, compete a ele, definir os objetivos a serem alcançados. Cabe ao professor a elaboração do Programa de Trabalho e a decisão de realizar eventuais e necessárias alterações. Ele deve diagnosticar: objetivo a ser alcançado; conteúdo da matéria; estratégias de ensino e de avaliação, deve estar preparado para ministrar a aula, de forma a obter o máximo de desempenho de seus alunos. . A fase de planejamento é muito importante e deve contemplar três etapas fundamentais: 


1. A PREPARAÇÃO: consiste na formulação de objetivos claros e a previsão de todos os passos necessários para alcançá-los; .

2. O ACOMPANHAMENTO: corresponde à forma de atuação do professor e o aprendizado do aluno; . 


3. O APRIMORAMENTO: busca a avaliação do alcance dos objetivos traçados.

Assim, o planejamento compreende a determinação de objetivos, a execução e a avaliação do processo educativo. Para um bom planejamento é necessário que pensemos nestas quatro perguntas: o que é aprendizagem? Como se dá a aprendizagem? Qual é o seu ponto de partida? O que é preciso incluir no processo de ensino para que haja maior garantia de aprendizagem?

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2: 12-16


Plano de Aula


Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14: 40

Para planejar deve-se observar

Horário: Estabelecer um programa para ter início, meio e fim. 

Adaptar a lição ao tempo disponível.

Local: Programar os recursos a serem utilizados passíveis de serem utilizados no local disponível. 

Motivação:Planejar atividade preparatória para que as crianças comecem a ter interesse pela lição do dia. . 

Conteúdo da Lição: Conhecer bem a passagem bíblica, já que ela deverá ser contada com clareza e não, simplesmente, lida. 

Recursos: Planejar o recurso a ser utilizado, escolhendo o que melhor se adapta ao local, às crianças, observa a faixa etária, e ao conteúdo.

Antes de iniciar a elaboração do Plano de Aula

1. Ler com atenção o texto bíblico.

2. Meditar na Palavra de Deus, deixando o Espírito Santo ministrar ao coração. 

3. Escrever o que Deus falou sobre o tema. 

4. Orar a Deus pedindo sabedoria, discernimento, além de orar por cada criança da turma.



Modelo de Formulário a ser utilizado para a elaboração de um Plano de Aula



Igreja - Bairro

Professor:

Data:

Classe:

Faixa etária:

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