sábado, 17 de setembro de 2011

DICAS PARA LIÇÃO 12 - BASTA CRER !

Lição 12 - Basta crer! 

MEDITAÇÃO

“A criança chamada ‘difícil’, voluntariosa, hiperativa, problemática

Algumas das causas desses problemas alistamos a seguir. Omissão dos pais ou responsáveis pela criança, na sua idade de formação básica da personalidade (4/5 anos de idade). Também, omissão pelos pais, da disciplina preventiva e cristã, bíblica e amorosa no lar. Fatores hereditários, congênitos; herança genética da criança, não identificados e não tratados. Instintivismo e energia naturais da criança, não trabalhado mediante educação, terapia, amor e disciplina. Ausência constante dos pais; principalmente da mãe. O pai e a mãe estão presentes com a criança, mas sem qualquer autoridade sobre a mesma. Criança que viveu em creches na primeira e na segunda infâncias (havendo exceções aqui, é evidente).

Outras causas são, criança que desde o seu nascimento desconhece limites de tudo, por omissão dos pais. Ler aqui: Provérbios 29.15; 1 Samuel 3.13; 1 Reis 1.6. Estamos falando aqui de limites justos, apropriados, com objetivos definifos e monitorados.

A causa também pode ser o cumprimento de leis bíblicas da “semeadura e colheita” sobre os pais (Gálatas 6.7; Êxodo 34.7; Salmo 99.8; Números 14.20-34). Isto é, quebra das leis bíblicas pelos pais, na sua vida pregressa.” (Ensinador Cristão. CPAD. nº 7.p.20).

Fonte: Manual de Ensino para o Educador Cristão, p-132.

ATIVIDADE

Aproveite o tema deste domingo e proponha à turma a seguinte tarefa:

1. Desenhe numa folha de papel craft ou cartolina marrom o tronco de uma árvore, no tamanho de 25 a 30 cm. Reproduza cópias o suficiente para toda a turma.

2. Entregue a cada criança uma folha de papel verde, a fim de que possam desenhar nela sua própria mão cinco vezes e escrever dentro o nome de seus familiares.

3. Após desenhá-las, os alunos devem recortá-las e colá-las no tronco de cabeça para baixo, ou seja, com os dedos virados para baixo. Utilize durex ou grampeador para realizar isso.

4. Para encerrar a atividade, solicite que as crianças escrevam no tronco o versículo-chave da lição e ore pelas famílias das crianças, especialmente por aqueles que ainda não são salvos.

http://www.escoladominical.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário